Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

O Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi a segunda extensão universitária implantada pela UFERSA através do Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino. A unidade começou a funcionar no dia 16 de Agosto de 2010 com 100 alunos matriculados inicialmente, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificado), para o curso de Ciência e Tecnologia.

O Campus foi idealizado com a proposta de formar profissionais para as áreas de Tecnologia, Licenciatura e Engenharia, de modo a estimular o desenvolvimento da região. Outro objetivo é fixar profissionais de licenciatura no semi-árido e assim melhorar a qualidade dos Ensinos Médio e Fundamental no interior do Rio Grande do Norte.

Durante os 3 primeiros anos de funcionamento, as aulas do Campus foram ministradas na Escola Estadual Antonio Carlos, na Escola Municipal Josué de Oliveira e também na Escola Estadual Lourenço Gurgel, todas em Caraúbas. As 3 unidades de ensino receberam de forma provisória os corpos docente e discente, enquanto a sede oficial do campus era construída.

Em maio de 2013, toda a estrutura universitária foi transferida para o Campus recém-construído. Na época, os alunos e servidores contavam com um bloco de salas de aula, um bloco para professores, um prédio de laboratórios, um centro de convivência e setores de almoxarifado e transporte. Em janeiro de 2014, o Campus passou a contar também com uma biblioteca.

Com o passar dos meses, a unidade ganhou um setor administrativo e um segundo bloco de professores e de aulas. Posteriormente o Campus também ganhou um bloco conjunto de aulas e laboratórios e uma residência acadêmica com capacidade pra abrigar até 160 estudantes. para o ano de 2018 está prevista a conclusão do  restaurante universitário.

No semestre 2017.2 a UFERSA Caraúbas conta com 1.381 alunos matriculados em 7 cursos de graduação: Ciência & Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Letras com habilitação em Inglês, Letras com habilitação em Libras e Letras com habilitação em Português . Ao todo, são 111 professores – efetivos e substitutos – e mais 50 técnicos administrativos trabalhando no Campus. O diretor atual é o professor doutor Daniel Freitas Freire Martins.

Primeira placa do campus Caraúbas sendo levada para a Escola Estadual Antonio Carlos
Imagem da Escola Estadual Antonio Carlos, no centro de Caraúbas, primeira sede provisória da UFERSA Caraúbas
Primeiros alunos do campus Caraúbas. Estudantes de Ciência & Tecnologia
Placa informando a construção da sede do campus UFERSA/Caraúbas
Obras que tomaram conta do campus durante o primeiro ano de construção
Construção da biblioteca do campus
Primeiros laboratórios implantados na sede nova do campus
Fachada da sede oficial do Campus Caraúbas entregue em maio de 2013
Fachada do Centro Administrativo da UFERSA/Caraúbas
25 de setembro de 2014. Visualizações: 2453. Última modificação: 12/03/2018 13:43:58