O Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi a segunda extensão universitária implantada pela UFERSA através do Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino. A unidade começou a funcionar no dia 16 de agosto de 2010 com 100 alunos matriculados inicialmente, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificado), para o curso de Ciência e Tecnologia.

O Campus foi idealizado com a proposta de formar profissionais para as áreas de Tecnologia, Licenciatura e Engenharia, de modo a estimular o desenvolvimento da região. Outro objetivo é fixar profissionais de licenciatura no semiárido e assim melhorar a qualidade da Educação Básica no interior do Rio Grande do Norte.

Durante os 3 primeiros anos de funcionamento, as aulas do Campus foram ministradas na Escola Estadual Antônio Carlos, na Escola Municipal Josué de Oliveira e também na Escola Estadual Lourenço Gurgel, todas em Caraúbas. As 3 unidades de ensino receberam de forma provisória os corpos docente e discente, enquanto a sede oficial do campus era construída.

Em maio de 2013, toda a estrutura universitária foi transferida para o Campus recém-construído. Na época, os alunos e servidores contavam com um bloco de salas de aula, um bloco para professores, um prédio de laboratórios, um centro de convivência e setores de almoxarifado e transporte. Em janeiro de 2014, o Campus passou a contar também com uma biblioteca.

Com o passar dos meses, a unidade ganhou um setor administrativo e um segundo bloco de professores e de aulas. Posteriormente o Campus também ganhou um bloco conjunto de aulas e laboratórios, uma residência acadêmica com capacidade para abrigar até 160 estudantes, o Restaurante Universitário e mais recentemente um Ginásio Poliesportivo .

No semestre 2022.2 a UFERSA Caraúbas conta com 1.211 alunos matriculados em 7 cursos de graduação: Ciência & Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Letras com habilitação em Inglês, Letras com habilitação em Libras e Letras com habilitação em Português. Ao todo, são 100 professores efetivos e 7 substitutos. Conta com 48 técnicos administrativos trabalhando no Campus.

Para o  semestre letivo de 2023.1 o Campus abriu seleção de candidatos para provimento de 40 (quarenta) vagas para ingresso, no Curso de Graduação Licenciatura em Física, sendo este o mais novo curso ofertado, do total de oito (08).

O Campus Caraúbas atualmente é dirigido pela Profa. Dra. Simone Maria da Rocha e pela Bibliotecária Dalvanira Brito Rodrigues – Gestão Um Campus com a grandeza dos nossos sonhos (2020-2024).

Primeira placa do campus Caraúbas sendo levada para a Escola Estadual Antônio Carlos

Imagem da Escola Estadual Antônio Carlos, no centro de Caraúbas, primeira sede provisória da UFERSA Caraúbas

Fachada da sede oficial do Campus Caraúbas entregue em maio de 2013

Placa informando a construção da sede do Campus UFERSA/Caraúbas