Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

O Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi a segunda extensão universitária implantada pela UFERSA através do Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino. A unidade começou a funcionar no dia 16 de Agosto de 2010 com 100 alunos matriculados inicialmente, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificado), para o curso de Ciência e Tecnologia.

O Campus foi idealizado com a proposta de formar profissionais para as áreas de Tecnologia, Licenciatura e Engenharia, de modo a estimular o desenvolvimento da região. Outro objetivo é fixar profissionais de licenciatura no semi-árido e assim melhorar a qualidade dos Ensinos Médio e Fundamental no interior do Rio Grande do Norte.

Durante os 3 primeiros anos de funcionamento, as aulas do Campus foram ministradas na Escola Estadual Antonio Carlos, na Escola Municipal Josué de Oliveira e também na Escola Estadual Lourenço Gurgel, todas em Caraúbas. As 3 unidades de ensino receberam de forma provisória os corpos docente e discente, enquanto a sede oficial do campus era construída.

Em maio de 2013, toda a estrutura universitária foi transferida para o Campus recém-construído. Na época, os alunos e servidores contavam com um bloco de salas de aula, um bloco para professores, um prédio de laboratórios, um centro de convivência e setores de almoxarifado e transporte. Em janeiro de 2014, o Campus passou a contar também com uma biblioteca.

Com o passar dos meses, a unidade ganhou um setor administrativo e um segundo bloco de professores e de aulas. Posteriormente o Campus também ganhou um bloco conjunto de aulas e laboratórios e uma residência acadêmica com capacidade pra abrigar até 160 estudantes. para o ano de 2018 está prevista a conclusão do  restaurante universitário.

No semestre 2017.2 a UFERSA Caraúbas conta com 1.381 alunos matriculados em 7 cursos de graduação: Ciência & Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Letras com habilitação em Inglês, Letras com habilitação em Libras e Letras com habilitação em Português . Ao todo, são 111 professores – efetivos e substitutos – e mais 50 técnicos administrativos trabalhando no Campus. O diretor atual é o professor doutor Daniel Freitas Freire Martins.

Primeira placa do campus Caraúbas sendo levada para a Escola Estadual Antonio Carlos
Imagem da Escola Estadual Antonio Carlos, no centro de Caraúbas, primeira sede provisória da UFERSA Caraúbas
Primeiros alunos do campus Caraúbas. Estudantes de Ciência & Tecnologia
Placa informando a construção da sede do campus UFERSA/Caraúbas