Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

A quarta edição do Ciclo de Formação Discente, promovida pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis do Campus Caraúbas, ocorrerá no período de 05 a 11 de maio de 2022. Assim como ocorreu nas versões anteriores, a proposta principal do evento objetiva promover a reflexão tocante às diversas possibilidades de estratégias, metodologias, dinâmicas e outras configurações interdisciplinares que possam vir a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, além de promover a integração de estudantes ingressantes do nosso campus ao meio acadêmico e os discentes veteranos, também é intuito do Ciclo debater com a comunidade externa à Instituição sobre os diversos fatores que implicam no cotidiano acadêmico.

Esta edição acontecerá de forma híbrida, ofertando oficinas ministradas presenciais e remotas

As ações do Ciclo se estenderão pelo decorrer de duas semanas do semestre letivo 2021.2 e contará com momentos formativos distribuídos em oficinas que ocorrerão em diversos dias e horários, conforme detalhado na programação.

Para outras informações, acesse o Instagram da Coordenação: @coae.caraubas

 

 

 

Período de realização do evento

De 05 a 11 de maio de 2022.

 

Programação

QUINTA, 05/05/2022, às 9h

Oficina 1: Pesquisa e Extensão na universidade: o que isso tem a ver com minha formação?

Resumo: Ao adentrarmos a universidade, é comum pensarmos que a nossa formação profissional será unicamente fundamentada nas ações de ensino oferecidas pela IES. No entanto, a pesquisa e a extensão são igualmente relevantes e formam uma tríade cujo objetivo central é contribuir com a produção universitária e contemplar o papel solidário, social e cultural para com a sociedade. O objetivo dessa oficina, portanto, é compreender a relevância da pesquisa e extensão na universidade para a formação profissional dos graduandos. O encontro será mediado pelo professor Jeová Araújo Rosa Filho e contará com a presença de discentes envolvidos em projetos de pesquisa e extensão do Centro Multidisciplinar de Caraúbas. Para conversarmos sobre a extensão, contaremos com a presença dos membros da Spell Júnior Assessoria em Língua Inglesa e para falarmos sobre a pesquisa, teremos a presença de Bruna Targino e Letícia Forte, ambas integrantes do Grupo de Pesquisa CRITICAL – Pesquisa e Formação em Ensino Crítico de Línguas, já possuindo experiências com publicações. Contamos com sua presença!

Facilitadores: Prof. Jeová Araújo Filho – DLCH/UFERSA/Caraúbas, Bruna Targino – UFERSA/Caraúbas e Letícia Forte – UFERSA/Caraúbas

Formato: Presencial

Local: Auditório do prédio administrativo.

INSCRIÇÃO NA OFICINA

 

SEXTA, 06/05/2022, às 9h

Oficina 2: Os desafios do empreendedorismo: aspectos acadêmicos e do mercado de trabalho.

Resumo: Levando em consideração o crescente debate referente ao cenário em que se enquadra o Empreendedorismo, o objetivo da oficina é proporcionar uma ampla visão relacionada aos aspectos que margeiam a temática, trazendo a discussão de questões práticas e teóricas com o intuito de aperfeiçoar as habilidades das/os participantes. Desse modo, buscar-se-á demonstrar como o diálogo entre academia e mercado de trabalho pode ser um elemento formativo relevante para os sujeitos envolvidos nesse processo.

Facilitador: Alison Kaio Dantas – UFERSA/Caraúbas

Formato: Presencial

Local: Auditório do prédio administrativo.

INSCRIÇÃO NA OFICINA

 

TERÇA, 10/05/2022, às 14h

Oficina 3: Ele chegou! Aquele que é o mais temido da graduação: estratégias para o desenvolvimento do TCC.

Resumo: Uma pesquisa rápida entre alunos de graduação facilmente chegaria a essa constatação: o TCC é o momento mais temido do curso e é, na maioria das vezes, motivo de preocupação, ansiedade e angústia entre os estudantes. Parte dessa angústia é gerada pela incompreensão do que é o Trabalho de Conclusão de Curso, qual a sua finalidade, como se dá o desenvolvimento de um TCC e, principalmente, o que significa o momento de defesa. Considerando esse contexto, a oficina tem por objetivo desmistificar o TCC, apontando possíveis caminhos para a sua concepção, elaboração e conclusão. A oficina é voltada para estudantes de graduação, de quaisquer cursos, ingressantes ou veteranos, que estejam em fase de conclusão de curso ou não, que necessitem de subsídios para a produção do seu trabalho final. Pretende-se, a partir de uma abordagem transdisciplinar, discutir dificuldades existentes entre os alunos de graduação para o desenvolvimento do TCC, apresentar o caminho geralmente trilhado para a elaboração do trabalho e apontar estratégias para o bom cumprimento dessa fase de conclusão do curso. Como resultado, espera-se que os discentes sintam-se mais seguros para esse momento do curso e que, em outra medida, possam vislumbrar um percurso de produção do TCC a partir dos apontamentos discutidos na oficina.

Facilitador: Prof. Fernando da Silva Cordeiro–  Docente UFERSA/Caraúbas e Coordenador da COAE/Caraúbas

Formato: Remoto

Link do meet: https://meet.google.com/iab-ztdv-jtv

INSCRIÇÃO NA OFICINA

 

QUARTA, 11/05/2022, às 9h

Oficina 4: Vivência de autoconhecimento: autopercepção, auto estima e valorização de si

Resumo: Autoconhecimento, autopercepção, autoestima e valorização de si são processos muito importantes na conscientização da nossa identidade (quem nós somos) e no reconhecimento/potencialização de nossas habilidades. O autoconhecimento se refere ao conhecimento de si mesmo (forças, fraquezas, pensamentos, sentimentos, crenças, motivações, emoções, etc). A autopercepção diz respeito à forma como enxergamos e compreendemos a si mesmo. A autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si e das suas características. E a valorização de si se refere à percepção de si mesmo como alguém merecedor de respeito, amor, admiração, generosidade, gentileza, cuidado, carinho, etc. Assim, nesta vivência vamos aprender a potencializar a nossa identidade e valorizar as nossas características pessoais, buscando acolher quem nós somos e quem podemos ser, criando estratégias para lidar com as dificuldades que encontramos nas vivências cotidianas.

Facilitadora: Mônica Almeida e Milena Cabral – PROAE/UFERSA

Formato: Presencial

Local: Auditório do prédio administrativo.

INSCRIÇÃO NA OFICINA

20 de abril de 2022. Visualizações: 918. Última modificação: 09/05/2022 16:51:27