8ª Edição do Setembro Azul: Visibilidade e Inclusão da Pessoa Surda

Estudante, Eventos, Inclusão, Responsabilidade Social 19 de setembro de 2024. Visualizações: 231. Última modificação: 20/09/2024 16:59:29

A 8ª edição do Setembro Azul é uma celebração dedicada à conscientização sobre a visibilidade da pessoa surda, promovendo a igualdade de oportunidades e valorizando a diversidade artística, cultural, histórica e linguística. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Campus Caraúbas, por meio do curso de Licenciatura em Letras Libras, realizará nos dias 24 e 25 de setembro de 2024 uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

Com o tema “Trajetórias do Surdo: Lutas e o Direito a uma Política Histórica e Linguística”, o evento terá como foco as lutas e conquistas da comunidade surda em prol de seus direitos. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentações teatrais e uma feira de conhecimento, abertas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.

Destaques da Programação:

24/09/2024 – Abertura (19h às 22h):
Palestra de abertura e mesa-redonda com os palestrantes Victor, Mayanne e Acaci, abordando as “Trajetórias do surdo: desafios, lutas, empoderamento dos jovens surdos e conquistas”.

Palestra: Movimentos e Protagonismo Político pela Efetivação dos Direitos das Pessoas Surdas e Inclusão das Pessoas com Deficiência, ministrada por Antônio Abreu (via videoconferência).

25/09/2024 – Feira de Conhecimentos Científicos (19h às 22h):
Apresentação de trabalhos e projetos voltados à inclusão e à promoção da cultura e educação surda, além de incentivar o diálogo entre a comunidade acadêmica e externa.Além disso, entre os dias 17 e 30 de setembro, oficinas de Libras serão oferecidas em espaços escolares e não-escolares da cidade de Caraúbas e regiões vizinhas, proporcionando um aprendizado prático e acessível sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
.
O evento tem como coordenadores a professora Izabela Apolinário da Costa e o professor João Batista Neves Ferreira
.