Ufersa Caraúbas prepara especialização interdisciplinar para professores

Processos Seletivos 14 de junho de 2016. Visualizações: 1412. Última modificação: 14/06/2016 15:50:46
_DSC8140

Reitor José de Arimatea assina Termo de Autorização de funcionamento da primeira Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Interdisciplinar da Ufersa Caraúbas/Foto: Eduardo Mendonça

O Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Caraúbas vai oferecer a partir de agosto, curso de Especialização Interdisciplinar com 50 vagas. A pós-graduação, que terá 50 vagas, é voltada exclusivamente para professores da rede pública de ensino, nos níveis fundamental e médio. Na presença da coordenadora e da vice da Pós-Graduação, as professoras Luciana Mafra e Edna Linhares, respectivamente, nesta segunda-feira, 13, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea, assinou Termo de Autorização de funcionamento da primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Interdisciplinar da Ufersa Caraúbas.

O curso é totalmente gratuito e a inscrições serão realizadas presenciais no período de 04 a 08 de julho, com a entrega dos documentos na Secretária das Licenciaturas, localizada no Bloco II dos Professores, na Ufersa Caraúbas. É exigido que o professor esteja em exercício em sala de aula.

Para inscrição é necessário à apresentação dos documentos de Identidade e CPF; Currículo (graduação, cursos, palestras, experiência profissional, aperfeiçoamento,  área de atuação); Comprovante de que está em atividade de sala de aula por meio de declaração da escola ou documento equivalente e, cópia Diploma de conclusão de curso superior. O candidato também deve apresentar Carta de Motivação, manuscrito simples, uma única folha, digitada ou manuscrita, máximo de 10 linhas, que explique porque deseja fazer esta especialização e qual a importância na formação profissional do candidato.

Segundo a coordenadora da Especialização Interdisciplinar, professora Luciana Mafra, a proposta da pós-graduação é qualificar os professores da Rede de Educação Básica tendo como foco a interdisciplinaridade na formulação do currículo e das metodologias utilizadas em sala de aula. “Queremos proporcionar aos professores um espaço de discussão sobre as principais dificuldades do ensino nas áreas das ciências humanas e exatas”, resumiu. A formação continuada de professores é uma oportunidade de sugerir reflexões sobre a escola e o fazer pedagógico, além de ser instrumento que pode compor propostas novas, capazes de superar as dificuldades de aprendizagem.

A especialização oportunizar 50 vagas voltadas para professores com atuação na Região do Alto Oeste Potiguar. As aulas vão acontecer aos sábados, manhã e tarde, no Campus da Ufersa Caraúbas. Ao todo, serão 10 módulos totalizando 345 horas/aula. Para a conclusão da especialização o aluno/a deverá apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre interdisciplinaridade e educação a partir das realidades escolares locais.

A seleção será mediante a análise do currículo e entrevista que vai acontecer no período de 18 a 20 de julho, na Ufersa Caraúbas. O resultado final será divulgado no dia 21 de julho e as aulas vão começar no dia 03 de agosto. O curso terá duração de 12 meses, tendo como componentes curriculares os módulos: Conselhos Escolares e Estatuto da Criança e do Adolescente (30h/a); Metodologia Científica ( 45h/a); Sociedade e Práticas Sustentáveis (30h/a); Ensino de Leitura e Literatura (30h/a); Gestão Orçamentária na Escola (30h/a); Novas Tecnologias e Ensino (30h/a); Tecnologias Digitais e Educação (30h/a); Gêneros Orais na Escola (30h/a); Educação Interdisciplinar (30h/a) e, Trabalho de Conclusão de Curso (60h/a).

A equipe de professores que vai ministrar a pós-graduação é formada por doutores e mestres nas mais variadas áreas do conhecimento – letras, educação, políticas públicas, tecnologia, direito, ambiente – dos cursos de letras e ciência tecnologia da Ufersa. “O corpo docente está empenhado em oferecer formação continuada de qualidade aos educadores da educação básica que podem contar com a expertise profissional que possuem para renovar práticas pedagógicas em sala de aula”, frisa a professora Luciana Mafra.

• Outras informações pelos telefones: Telefones: 3317-8505 Ramal 3155