PROJETO FLYBY: Discente da Ufersa Caraúbas apresenta projeto para grupo europeu Airbus em São Paulo

Estudante 6 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2486. Última modificação: 06/02/2017 11:02:34

Da esquerda para direita segue Pierre Wroblewski – Gerente de contas e vendas; David Emerson – Discente da Ufersa; e Clément Dartigues – Analista de Negócios, Inteligência e Estratégia do Airbus Group.

O discente de Ciência e Tecnologia da UFERSA Caraúbas, David Emerson da Silva Oliveira, participou de reunião no segundo semestre de 2016 com os dirigentes do Airbus Group na sede do grupo no Brasil, localizado na cidade de São Paulo – SP, para apresentar o projeto desenvolvido na área da aviação, denominado de FlyBy. O projeto FlyBy consiste no desenvolvimento de um novo conceito para os procedimentos de pouso e decolagem de aeronaves, de modo a promover uma melhor segurança e eficiência nesses dois procedimentos. Esse projeto possui o apoio e participação de dois Engenheiros e docentes Diego David Silva Diniz, representando a UFERSA Caraúbas e Diego Paes de Andrade Pena, ex-docente do Câmpus Caraúbas e, atualmente, professor da UFMA.

No momento, o projeto está em fase final de patente, para que seja enviado para análise na sede do grupo na cidade de Toulouse – França. O desenvolvimento do projeto FlyBy teve início há quase três anos, onde as ideias foram amadurecendo e se consolidando para que chegasse no estágio de apresentação ao grupo europeu. “Não foi um projeto que nasceu ontem, estamos entrando para o terceiro ano de aperfeiçoamento da ideia, respaldando-se sempre na segurança e eficiência do transporte aéreo mundial. Este encontro com os dirigentes do grupo europeu serviu para nos reiterar que estamos no caminho certo, onde esperamos que este seja apenas o primeiro encontro de muitos que virão.”, afirma David Emerson.

Da esquerda para direita segue os responsáveis pelo projeto, o docente Engenheiro Mecânico Diego Paes de Andrade Pena; o discente David Emerson da Silva Oliveira; e o docente Engenheiro Mecânico Diego David Silva Diniz.

Recentemente, foi criada uma equipe composta pelo discente David Emerson, o docente Diego David, o diretor do campus Caraúbas Daniel Freitas, e a assessoria do reitor representada por Thiago Marques, com o objetivo de estudar uma possível parceria intelectual entre o grupo europeu e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O docente Diego David enfatiza a importância de uma parceria com uma empresa deste porte, “Uma parceria com o grupo europeu seria de grande importância para a universidade. Caso realmente ocorra, possibilitará o aumento de incentivo a pesquisa, estágios e ao desenvolvimento para novas tecnologias, contribuindo para o crescimento de ambas as partes”.

O Airbus Group é uma das maiores empresas de fabricação de aeronaves, responsável pelo desenvolvimento e construção do maior avião de passageiros da história (A380), sendo líder também no setor aeroespacial, onde conta com parcerias entre várias universidades ao redor do mundo.