Simpósio proposto por grupo de estudos sobre romance discutirá a obra de Clarice Lispector

Estudante 6 de dezembro de 2017. Visualizações: 599. Última modificação: 06/12/2017 08:01:35

Há muito Clarice Lispector (1920-1977) se tornou uma das referências da literatura brasileira. Diante do amplo crescimento de seu reconhecimento fora do Brasil, é possível afirmar que sua figura começa a fazer parte do nosso imaginário cultural literário. Isto é, sua presença encontra lugar entre nossos nomes mais importantes – Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, para citar alguns dos sempre lembrados da nossa literatura no mundo.

Interessados em discutir algumas nuances e mesmo de sublinhar outras questões importantes sobre a obra da autora de A paixão segundo G. H, o Grupo de Estudos Sobre o Romance da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas propõe o evento SIM, CLARICE! “A iniciativa”, diz o Professor Pedro Fernandes, um dos organizadores do evento e coordenador do grupo de pesquisa, “parte de um interesse construído no interior de um calendário de acontecimentos propostos pelo grupo. No final de novembro deste ano realizamos em parceria com o Laboratório de Estudos Hum(e)anos, da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, um evento que chamava atenção para a obra de Mário Peixoto, ‘Mário Peixoto. A poesia que reside nas coisas’ – evento que contou com pesquisadores da UFF, PUC-Rio e USP, e agora apresentamos o interesse de tratar sobre uma obra que, de alguma maneira dialoga com a do criador brasileiro; Mário e Clarice mantêm uma relação de traço criativo”.

O simpósio que contará com mesas, leituras da obra de Clarice Lispector, sessões de cinema e conferência marca outras coincidências de datas. “É sabido que no calendário de 2017 se passam duas datas significativas: os quarenta anos sobre a morte da escritora e da publicação de um de seus romances sempre lembrados, A hora da estrela” – observa Pedro Fernandes. “E não sabemos de nenhuma atividade por parte de outras instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte cujo interesse esteja em marcar essas duas datas, justamente, numa ocasião quando vários pesquisadores e leitores de Clarice se juntam para ler, comentar e discutir sua obra, então resolvemos apostar na ideia de um encontro com esse interesse”.

O evento acontece na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas, nos dias 12 e 13 de dezembro. Trabalham na organização ainda a Professora Cícera Antoniele e o Professor Leonildo Cerqueira, todos do curso de Letras / Português. “Além de nós três, que em parte estamos no Grupo de Estudos Sobre o Romance, há os nossos orientandos dos cursos Letras / Inglês e Letras / Libras que trabalham em outras frentes para a consolidação do evento, e a disponibilidade do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas”, afirma Pedro Fernandes, que aproveita para lembrar sobre as inscrições. “O período iniciou no último dia 27 de novembro e segue até o dia 8 de dezembro; sem prorrogações. Para viabilizar a realização do evento, em sua maior parte autofinanciado, colocamos três grupos de inscrições – num deles, por exemplo, o participante ganhará uma edição de A hora da estrela com a reprodução de manuscritos e ensaios importantes sobre a obra”. As inscrições para cada um dos lotes são limitadas.

A iniciativa é a primeira proposta pelo grupo que visa fomentar a criação de uma agenda para os estudos literários na instituição. “Pensamos em realizar eventos mais modestos que este sobre a Clarice Lispector, ao menos uma vez por semestre, afinal, uma das tarefas da universidade é a de garantir uma formação profissional que exceda os limites da sala de aula, com pesquisa e extensão”, sublinha o professor que planeja realizar, a partir desses eventos de menor porte, um congresso cujo interesse é desenvolver diálogos com outros pesquisadores de outras instituições.

O SIM CLARICE! integra um programa de alcance internacional proposto pelo Instituto Moreira Salles (IMS); desde alguns anos, a instituição propõe movimentações culturais em torno da obra da escritora brasileira, numa agenda chamada de “Hora H. Hora de Clarice”.

Todas as informações sobre a programação para o SIM, CLARICE! e sobre as inscrições os interessados podem obter através do site www.simclarice.wordpress.com; podem confirmar presença no Facebook através do evento apresentado na página “Grupo de Estudos Sobre o Romance”; ou ainda através do e-mail simclarice40@gmail.com

O evento é aberto à participação de toda comunidade. “Não há quaisquer burocracias no processo de inscrição; o interessado escolhe qual categoria gostaria de se inscrever, faz o pagamento e envia comprovante mais o nome completo para o e-mail do evento. Para os que estão em Caraúbas ou são alunos da UFERSA / Caraúbas as inscrições podem ser realizadas diretamente na Secretaria das Licenciaturas, situada no Bloco 2 de Professores, das 8h às 11h e das 13h às 22h.