Inscrições abertas para o Curso aprendendo a escrever em Libras: da sinalização à escrita de sinais pelo sistema Sign Writing

Ensino, Estudante, Extensão, Inclusão 2 de maio de 2019. Visualizações: 987. Última modificação: 07/05/2019 08:42:16

A Libras – Língua Brasileira de Sinais, faz parte das línguas de sinais e tais línguas naturais apresentam uma modalidade visual-espacial, tal status linguístico se deu a partir dos trabalhos de Stokoe (1960) que foi precursor de diversas pesquisas realizadas em todo mundo, todavia, percebemos que ainda há um desenvolvimento a passos lentos quando falamos sobre o desenvolvimento natural de uma escrita de línguas de sinais.

Por exemplo, hoje no Brasil, assim como outros países vem adotando o sistema de escrita SignWriting (SW) desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton (1998). Este sistema de Escrita de Língua de Sinais (ELS) tem integrado os currículos dos cursos de graduação em Letras Libras de diversas universidades.

O presente curso tem como objetivo promover o ensino e uso da escrita de sinais tanto para a comunidade surda externa como também os alunos do curso de Letras Libras como forma de que todos possam aprender a modalidade escrita da Libras, usando o sistema SignWriting. Vale salientar que o sistema compreende essa modalidade ao mesmo tempo em que permite que os mesmos possam aprender outros léxicos com as regras aprendidas da escrita da língua, que são válidas para todas as línguas de sinais, mas com suas peculiaridades linguísticas.

CARGA HORÁRIA: 60h

VAGAS: 50

PÚBLICO ALVO: Pessoas interessadas tanto da comunidade externa quanto da UFERSA como um todo.

PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário em Libras (As aulas serão ministradas em e sobre Libras)

INSCRIÇÕES: De 01 a 07 de Maio de 2019 pelo link: https://forms.gle/4TGGdAR21sG9KJNi8

INÍCIO DAS AULAS: 14 de Maio de 2019, das 14h as 16h.

LOCAL: UFERSA – Campus Caraúbas – Bloco de Aulas III

INFORMAÇÕES: ebson.gomes@ufersa.edu.br

OBS.: Todas as informações serão enviadas por e-mail cadastrado no ato da inscrição.