Centro Multidisciplinar de Caraúbas sedia Simpósio de Estudos Literários

Arte e Cultura, Ensino, Estudante, Pesquisa 18 de novembro de 2019. Visualizações: 687. Última modificação: 18/11/2019 07:20:21

Discussões relativas às literaturas clássicas, literaturas de língua portuguesa e as relações que a teoria e a crítica literárias mantêm com outras áreas de criação, como o cinema e a música, estão no corpo de um evento que acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2019 no Centro Multidisciplinar de Caraúbas: o Simpósio de Estudos Literários.

O evento proposto pelos professores da área de Literatura do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas marca um ciclo que se quer fazer permanente entre leitores e estudiosos do texto literário. “Essa proposta nasce na esteira do evento que sublinhou as quatro décadas de publicação de A hora da estrela, de Clarice Lispector, realizado há dois anos. Na ocasião, reunimos pensadores da instituição e instituições parceiras que se dedicaram a atividades de leitura, reflexão e discussão sobre a obra em questão e a literatura da escritora brasileira. Foi um evento singular pela repercussão nacional; lembro que o ‘Sim, Clarice!’ formou parte no calendário de celebrações proposto pelo Instituto Moreira Salles”, destaca o Professor Pedro Fernandes, um dos mentores do evento.

O evento deste ano reúne pesquisadores da casa e de outras quatro instituições – a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado do Ceará.

As inscrições para participação no Simpósio de Estudos Literários são gratuitas; segundo informações disponíveis no site do evento, os participantes precisam apenas levar, no ato do credenciamento, um quilo de alimento não perecível – os donativos arrecadados são para a campanha solidária da UFERSA, Natal Sem Fome.

Todas as informações sobre inscrição, bem como o programa completo do evento, podem ser obtidas através do site https://simliteratura.wordpress.com/

O evento tem apoio do Grupo Estudos Sobre o Romance, do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas e do Centro Multidisciplinar de Caraúbas.

Crédito da imagem: Eiko Ojala