Simpósio reuniu estudantes e pesquisadores em discussões do / sobre os estudos literários

Arte e Cultura, Ensino, Estudante, Pesquisa 28 de novembro de 2019. Visualizações: 758. Última modificação: 28/11/2019 15:47:42

O Simpósio de Estudos Literários foi um evento proposto pelos professores de Literatura do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) do Centro Multidisciplinar de Caraúbas. Realizado nos dias 25 e 26 de novembro, contou com performance poética, uma conferência e cinco mesas temáticas formadas por pesquisadores dos estudos literários da casa e de outras cinco instituições: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Estado do Ceará (UECE).

Reiterando o texto de apresentação disponível no site do simpósio, o Professor Pedro Fernandes, um dos organizadores com a Professora Cícera Antoniele e o Professor Leonildo Cerqueira, reitera o valor desses momentos na afirmação dos estudos literários entre os espaços principais nos cursos de Letras. “O que fazemos nessas licenciaturas não é outra coisa que pensar a língua e a linguagem em suas mais diferentes formas, dimensões, usos e manifestações. Se já não formos capazes disso, a que estaremos reduzidos, ou que tipo de formação daremos aos futuros professores de línguas?”, questionou o professor.

A abertura do evento se deu com a apresentação dos participantes do Grupo Verbo Encarnado. Este é um projeto de extensão conduzido pelo Professor Leonildo Cerqueira com trabalho desenvolvido por alunos da graduação em Letras / Português cujo objetivo é inserir a comunidade em geral no contato com a poesia pela récita de poemas. A este momento seguiu-se a conferência com o Professor Raimundo Leontino Filho que discorreu sobre a leitura de poesia como prática cotidiana na formação de outras percepções sobre a linguagem e o mundo. Para o conferencista é preciso desmistificar a ideia de que poesia é difícil ou um texto de ordem intransponível. Na ocasião, se apresentou seu novo livro – Anatomia do ócio (ABC Edições, 2018).

A programação do primeiro dia do simpósio e se concluiu com duas mesas. Na primeira, o Professor Liebert de Abreu Muniz recebeu o Professor Orlando Luiz de Araújo (UFC), a Professora Pauliane Targino da Silva Bruno (UECE) e a Professora Ana Maria César Pompeu (UFC) para uma discussão sobre o tema “Literatura Clássica: gêneros, leituras e poéticas”. As apresentações versaram sobre elementos formadores da épica e suas definições no interior da poética de Aristóteles e Horácio, a tragédia e a comédia gregas.

Na segunda mesa, intitulada “Estudos de Residualidade Literária e Cultural”, o Professor Leonildo Cerqueira recebeu o Professor Roberto Pontes e a Professora Elizabeth Dias, da UFC. As discussões apresentadas partiram das fundações da Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes, e suas aplicações nos estudos do texto literário, tais como a recorrência das matrizes trovadorescas na poesia de Camões e a do elemento marítimo na literatura portuguesa.

O dia seguinte, 26 de novembro, foi marcado por outras três mesas. Pela manhã, a Professora Cícera Antoniele recebeu a Professora Denise Noronha Lima (UECE) e o Professor André Tessaro Pelinser (UFRN). A poética de Guimarães Rosa, as relações entre literatura e história em Ana Maria Gonçalves e as novas feições do regionalismo literário na ficção de Antônio Torres e Ronaldo Correia de Brito compuseram as discussões reunidas nessa ocasião em torno do tema “Estudos em literatura brasileira contemporânea”.

À tarde, o Professor Pedro Fernandes coordenou a mesa “Leituras da literatura portuguesa contemporânea” composta pela Professora Maria Aparecida da Costa (UERN) e pela Professora Ana Cristina Pinto Bezerra (IFRN). As relações literatura e sociedade ficaram evidenciadas na leitura sobre o romance de Lídia Jorge, O vento assobiando nas gruas, o insólito humor na literatura de António Lobo Antunes e a leitura sobre Sinais de fogo, de Jorge Sena, ocasião quando foi lembrado o centenário do escritor português.

Coordenada pelo Professor Pedro Pone, os convidados da mesa “Literatura e outras artes”, Professor Charles Albuquerque Ponte e Professor Michel de Lucena Costa (ambos da UERN) concluíram o evento com discussões sobre a relação literatura e cinema, tragédia e telecomédia, e literatura e música – momento avaliado com necessária abertura das fronteiras da literatura nas discussões acadêmicas e do ensino sobre os seus objetos.

O Simpósio de Estudos Literários recebeu duzentos inscritos de várias instituições do Rio Grande do Norte; nos dois dias de evento mais de três centenas de pessoas passaram pelas sessões apresentadas. “Há muitos esforços reunidos para em tão pouco tempo constituirmos esse êxito: a total dedicação dos alunos dos cursos de Letras, da equipe de monitores que assumiram para além de suas funções designadas, o esforço dos professores envolvidos direta ou indiretamente no projeto, a atenção do DLCH, do Grupo Estudos Sobre o Romance e o inestimável apoio do Centro Multidisciplinar de Caraúbas que permitiu a vinda dos professores que deram forma à programação do SIM, LITERATURA!” – observam os organizadores.

Foram dias intensos e que permitiram os participantes ver, ouvir e discutir as pesquisas e as possibilidades de leituras do / com o literário.