Pesquisa de docente da Ufersa é destaque em periódico de alto impacto

Pesquisa 4 de maio de 2021. Visualizações: 361. Última modificação: 04/05/2021 15:08:57

O professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), do Campus Caraúbas, Zenner Silva, doutor em física, publicou o artigo científico intitulado “Predicted Superconductivity in the Electride Li5C” com destaque na capa do periódico Journal Physical Chemistry C, da editora American Chemical Society (ACS), categoria Qualis A1 em diversas áreas da CAPES e que possui fator de impacto (JCR) igual a 4.189.

Nesta pesquisa, os professores Zenner, juntamente com os docentes Giovani M. Faccin, da Universidade Federal da Grande Dourados, e Edison Z. da Silva, da Unicamp, usando uma paleta diversificada de métodos de simulação, identificaram o Li5C como um potencial material supercondutor sob alta pressão. O modelo físico utilizado foi resolvido usando supercomputadores e apontou que este material é um eletreto que apresenta supercondutividade com temperatura crítica Tc = 48,3 K, o maior valor previsto até hoje nesta classe de materiais. A previsão teórica do novo material, Li5C, mostra que é um eletreto formado por um cátion [Li 5 C]+ e um elétron (e-) intersticial que, sob pressão, forma uma rede eletrônica bidimensional nos interstícios do cristal.

Segundo o professor Zenner, neste ano de 2021 a descoberta da supercondutividade por Kamelingh Onnes em 1911 completa 110 anos. Um material supercondutor tem a característica de poder transportar corrente elétrica sem qualquer resistência. Materiais com tais propriedades são desejados em diversas áreas da tecnologia e podem ter inúmeras aplicações tecnológicas. Portanto, a busca por novos supercondutores tornou-se tema central de várias pesquisas no mundo, e a Ufersa está páreo.

“É também importante lembrar que nosso trabalho teve apoio financeiro de diversas instituições no país como a própria Ufersa, CAPES, CNPq. Nossa equipe usou supercomputadores do IFGW-Unicamp, CENAPAD e SDumont (Santos Dumont) para realizarmos os cálculos”, afirmou o professor Zenner.

Link para o artigo: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jpcc.1c02329

Link para o destaque na capa: https://pubs.acs.org/toc/jpccck/125/16#