V – Surdos em Sociedade: eu também faço parte!

Ensino, Estudante, Extensão, Inclusão 15 de setembro de 2021. Visualizações: 377. Última modificação: 15/09/2021 16:53:07

O projeto de Extensão acontece nos dias 14, 15 e 16 de setembro e busca continuar o quinto encontro com a temática “V Surdos em Sociedade: eu também faço parte!” que tem como objetivo o estímulo por espaços de diálogo em Libras da modalidade de Ensino a Distância – Ead, uma vez que a relação entre alunos, professores e comunidade em geral ocorre com a ajuda de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição devido à pandemia. O evento consiste em promover o orgulho surdo e difundir o ensino de Libras para a comunidade acadêmica da instituição.

Em parceria com Associação de Surdos de Mossoró e Região – ASMOR está sendo celebrado o Setembro Azul, mês que representa um marco para a comunidade surda, em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, com atividades voltadas para conscientização sobre acessibilidade e a comemoração das conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Os encontros estão acontecendo no You Tube,  em três dias desta semana (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira) e as ações conduzidas por docentes do Curso de Letras/Libras da UFERSA – Campus Caraúbas, com a avaliação realizada por meio da participação e assiduidade.

O evento proporciona uma forma de atendimento virtual, na qual os alunos, professores e comunidade em geral podem compreender o mundo dos surdos e a cultura surda para nele atuar na busca pela melhoria da qualidade de vida, com a ajuda de ferramentas online bilíngue (Libras e português) para o acesso as informações em Libras, para os participantes e a comunidade acadêmica da UFERSA.

Acesse aqui: https://www.youtube.com/channel/UCBeDbpI5OD9qOIooHywgcNQ

Resultados esperados:

Ø  Realizar abertura virtual com palestras para celebrar o orgulho surdo;

Ø  Divulgar a Língua, a Cultura, a Identidade e a história de surdos;

Ø  Investigar a aceitabilidade do uso da Libras por professores surdos e participantes ouvintes na inclusão de discentes surdos;

Ø  Conscientizar alunos e profissionais da educação sobre a necessidade de mobilização para atender a demanda surda da sociedade e das escolas.