VI Surdos em Sociedade: eu também faço parte!

Capacitação, Estudante, Eventos, Inclusão 7 de setembro de 2022. Visualizações: 356. Última modificação: 07/09/2022 07:53:05

Setembro é um mês especial para os Surdos do mundo todo e por isso, no Brasil, foi escolhido como um mês em que são comemoradas as conquistas e fortalecidas novas lutas pelos direitos dos Surdos com o “Setembro Azul”. ​Em 1880, no período entre 06 e 11 de setembro aconteceu o congresso de Milão, no qual as línguas de sinais foram proibidas nas escolas de surdos. Foi preciso cerca de cem anos para que essa proibição fosse revogada à duras penas e com resistência da comunidade surda.

Atualmente, o uso da língua de sinais se dá por uma parcela significativa da população surda de todo o mundo e seu reconhecimento como língua tem um papel fundamental no reconhecimento dos surdos como uma comunidade linguística, com uma cultura particular. Em virtude disso, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, através do curso de Licenciatura em Letras Libras, realizará mais uma edição do evento nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022, em comemoração ao dia e mês do surdo, com programação de palestras, mesas-redondas e oficinas para a comunidade ufersiana e externa.

O evento iniciado em 2016, hoje está em sua sexta edição sob a coordenação da Profa. Ma. Mifra Angélica Chaves da Costa (DCT-UFERSA) e do Prof. Me. Francisco Ebson Gomes Sousa (DLCH-UFERSA), conta também com a parceria da ASCAR – Associação de Surdos de Caraúbas; ASMOR – Associação de Surdos de Mossoró e Região, e ASPF – Associação de Surdos de Pau dos Ferros como forma de celebrar o Setembro Azul, o mês que representa um marco para a comunidade surda e nesse sentido promover o orgulho surdo, aquecer as discussões e reflexões sobre as lutas e conquistas da comunidade surda e difundir a Libras para a comunidade acadêmica e externa, a fim de respeitar o surdo, sua identidade, cultura, comunidade e língua.

O evento visa proporcionar um espaço de acolhida e vivência no mundo e na cultura surda por meio do conhecimento no combate ao preconceito, oportunizando formações de qualidade e experiências dos próprios surdos e comunidade para toda a sociedade. Também objetiva divulgar a língua, a cultura, a identidade e a história dos surdos; conscientizar alunos e profissionais da educação sobre a comunidade surda na sociedade e nas escolas; fomentar a formação de profissionais de Libras qualificados, além de oportunizar vivências imersivas na cultura e comunidade surda.

Confira abaixo a programação que acontecerá em alguns municípios através das escolas parceiras e também com uma vasta programação no campus da UFERSA Caraúbas nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022.

PROGRAMAÇÃO:

26/09 27/09 28/09
Manhã

08h às 12h

Oficinas de Libras nas escolas das cidades dos alunos Oficinas de Libras nas escolas das cidades dos alunos Oficinas de Libras nas escolas das cidades dos alunos
Tarde

14h às 18h

Oficina

Libras em ação: aspectos introdutórios

Oficina

No entrelaçar das mãos: construindo materiais didáticos no ensino de Libras

Oficina

Tradução e interpretação em Libras: muito além dos sinais.

Como escrever em Libras? Introdução à escrita de sinais

Noite

19h às 22h

Palestra de Abertura:

Mais uma conquista da comunidade surda: nova modalidade na LDB sobre a Educação Bilíngue para surdos –  Lei nº. 14.191/21

Mesa-redonda:

A importância das Associações na vida dos Surdos e toda Comunidade Surda

Palestra de Encerramento:

O Direito Linguístico dos Surdos em diversos espaços sociais

• Receberão o certificado com a carga horária integral, os participantes que obtiverem um mínimo de 75% de frequência.

INSCRIÇÕES:

06/09 a 26/09: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4055

Inscreva-se nas mini atividades e acompanhe a programação, onde todos os dados serão enviados por e-mail!