Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

Nota à Comunidade Acadêmica e à Sociedade Caraubense

Gestão 6 de julho de 2023. Visualizações: 162. Última modificação: 06/07/2023 15:05:45

Em atenção às informações que circulam nas redes sociais sobre o aumento da população de animais errantes nas dependências do Campus Caraúbas, vimos a público esclarecer:

Não procedem as afirmações de que houve negativa de recepção do projeto de castração animal.

A primeira solicitação ocorreu em julho de 2022, quando não havia no Campus salas na quantidade e qualidade necessárias para realização do mutirão de castrações. À época do pedido estávamos em período letivo e não dispúnhamos de ambientes não laboratoriais dotados de pias, água encanada, dentre outras exigências.

Apesar das limitações, nos reunimos com os membros do projeto em busca de alternativas estruturais e logísticas para as castrações. Nos diálogos, foram expressamente disponibilizados os blocos de aula, em qualquer dia que não importasse em prejuízo às atividades acadêmicas, como por exemplo finais de semana, feriados e recesso.

Entretanto, a coordenação do projeto informou que tais datas eram inviáveis e que, portanto, buscaria parceria com a Prefeitura Municipal para utilização da estrutura de alguma escola pública disponível.

A segunda solicitação ocorreu em maio de 2023, tendo a Direção disponibilizado o prédio do abrigo de resíduos sólidos, finalizado no final de 2022. Em nossa perspectiva, esta instalação é a que melhor atende aos requisitos exigidos pela coordenação do projeto. Nele, seria possível, inclusive, a realização das castrações durante o período letivo.

Ante a ausência de capacidade técnica, em e-mail datado de 16 de maio de 2023, solicitamos a realização de vistoria no espaço do abrigo de resíduos para verificação da adequação do local,  que poderia ser feita por qualquer membro do projeto. Tal e-mail nunca foi respondido.

Ademais, em 20 de abril de 2023, oficiamos a Prefeitura Municipal de Caraúbas, a quem compete o controle ambiental e de zoonoses, para adoção de providências (Ofício nº 04/2023/UFERSA/CAR).

Como se vê, a Direção sempre buscou solucionar a situação posta dentro dos limites de suas competências, primando pela compatibilização da salubridade ambiental e o do respeito à vida e à dignidade animal.

Por fim, cremos ser urgente a criação de uma política institucional para cuidado e controle da população de animais errantes nas dependências da Ufersa, que envolva toda a comunidade acadêmica na busca de soluções viáveis para os complexos problemas inerentes ao estado de coisas que ora se nos apresenta.