Curso de Engenharia Civil da UFERSA Campus Caraúbas realiza Workshop em comemoração de 10 anos da implantação do curso no semiárido Potiguar

Ensino, Eventos, Reconhecimento 14 de dezembro de 2023. Visualizações: 203. Última modificação: 14/12/2023 07:30:09

No último dia 12 de dezembro de 2023, o Curso de Engenharia Civil da UFERSA Campus Caraúbas realizou, no Auditório Central, o I Workshop CIVESA em comemoração aos 10 anos da implantação do curso no semiárido Potiguar. Na abertura do evento o atual coordenador do curso, o Professor Doutor Wellington Lorran Gaia Ferreira, apresentou dados significativos que demonstraram o sucesso do curso ao longo do tempo. Os estudantes ingressam na engenharia civil por meio do segundo ciclo após a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, dos quais 70 % conseguiram finalizar a curso, atuando tanto fora do país, quanto nos municípios circunvizinhos à Caraúbas.

Tiveram destaque os eventos tradicionalmente organizados pelos professores e alunos, como a Mostra Científica Semestral da Engenharia Civil – MOCIV, com seis edições, o Congresso Regional de Engenharia Civil – CONGRESA e a Semana Geotécnica da UFERSA – SEGESA (03), ambos com três edições.

Em seguida, a diretora do Campus Caraúbas, a Professora Doutora Simone Maria da Rocha, entregou um presente para os participantes, apresentando documento oficial emitido pela Reitora, a Professora Doutora Ludimilla Carvalho Serafim De Oliveira, informando sobre um novo código de vaga de professor para o curso. A vinda de um novo docente é pleito antigo para atender as demandas de atualização do projeto pedagógico em andamento.

O Workshop contou com a palestra intitulada “Caminhos da Engenharia Civil” ministrada pelo representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Norte – CREA – RN, o Engenheiro Civil Erinaldo de Lima Costa. Além disso, na Mesa Redonda “Engenharia Civil: 10 Anos, Histórias e Perspectivas”, participaram os primeiros coordenadores do curso, os professores Kleber Cavalcanti Cabral e Luís Henrique Gonçalves Costa, hoje lotados no Campus Angicos. O egresso da primeira turma de formados, o Engenheiro Civil Zilton Pedro Marinho Meneses e o discente Thiago de Jesus Souza, ingressante do curso no período letivo 2023.2 e presidente da Pilares Engenharia Jr, empresa Jr júnior com histórico de mais 110 projetos desenvolvidos desde sua fundação.

A Professora Doutora Erica Natasche De Medeiros Gurgel Pinto também foi homenageada pela sua contribuição docente, como membro da coordenação do curso e por sua permanência no curso desde a elaboração do primeiro PPC e reconhecimento do MEC. O evento foi encerrado com participação cultural de professores e alunos, um buffet comemorativo e votos de inovação e mais casos de sucesso para a engenharia civil no semiárido Potiguar.

Fonte: Leonete Ferreira