Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

Campus Caraúbas busca fortalecer as oportunidades de estágio nas áreas de Engenharias

Estudante, Extensão 21 de março de 2025. Visualizações: 45. Última modificação: 21/03/2025 15:30:18

No dia de ontem, 20 de março, a Direção do Campus Caraúbas realizou uma visita técnica à empresa Mineração Caraúbas EIRELI, parte integrante do Grupo Potiguar, no município de Caraúbas. A Professora Simone Maria da Rocha, Diretora do Campus, acompanhada pela Coordenadoria Acadêmica, representada por Cibele Oliveira e Atalia Flôr, conheceram as instalações da mineradora e o processo técnico que envolve a fabricação dos seus produtos.

Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 41 colaboradores na unidade, sob a liderança do gestor Fábio Saldanha Barreto. O Grupo Potiguar possui uma atuação já consolidada no setor de mineração, com unidades estrategicamente localizadas em Itajá, Acari, João Câmara, Sobrado, Ourolândia, Goiana e Macaíba, esta última sendo a sede. Além da mineração, o grupo também atua em outros segmentos, como a produção de pré-moldados e a execução de obras de pavimentação. Seus principais clientes incluem concreteiras, parques eólicos e empresas de obras em geral, todos localizados na região de Mossoró.

A possibilidade de uma parceria entre a UFERSA Caraúbas e a Empresa, foi viabilizada pela Técnica em Assuntos Educacionais, Atalia Flôr, da Coordenadoria Acadêmica, que promoveu a articulação necessária, entrando em contato com o egresso do curso de Engenharia Mecânica, Vicctor Rennan Santos Oliveira, hoje Engenheiro trainee da mineradora, que atua principalmente no controle de manutenção da unidade, sendo responsável por gerenciar e emitir ordens de serviço, elaborar planilhas, criar gráficos e gerar relatórios detalhados. “Essas atividades são essenciais para monitorar o desempenho dos equipamentos e garantir a eficiência operacional. Além disso, tenho a responsabilidade de consolidar e repassar essas informações aos meus superiores, apoiando a tomada de decisões estratégicas e contribuindo para a melhoria contínua dos processos”, explicou.

Na ocasião, em conversa com a gestão da unidade, a Professora Simone Rocha propôs um Convênio de Concessão de Estágio e uma parceria técnico-financeira entre as instituições. Fábio Barreto deixou claro que a mineradora está de portas abertas para novas parcerias. “Estamos muito felizes com esse encontro e quero dizer que é de nosso interesse trabalhar junto ao Campus para captar mão de obra técnica qualificada. Além disso, nossa empresa tem prazer em realizar treinamentos para qualificar os alunos, especialmente dentro das nossas demandas de mercado”, ressaltou.

 A Coordenadora Acadêmica, Cibele Oliveira, aproveitou a ocasião para frisar que a Coordenadoria Acadêmica se coloca à disposição para discussão de novas ideias que surgirem a partir da parceria e de acordo com a necessidade da empresa, inclusive na fomentação de projetos de extensão, grupos de trabalho e visitas técnicas. O gestor da unidade se mostrou receptivo à ideia e se mostrou recíproco também nessas atividades acadêmicas.

A Direção do campus e a gestão da empresa ficaram entusiasmados com os novos rumos a serem seguidos. “Planejamos iniciar um acompanhamento dos egressos de Engenharia do Campus para viabilizar parcerias, fortalecer nossos programas de estágios e planejar ações que melhorem a empregabilidade dos nossos futuros Engenheiros por meio de uma integração entre as empresas e a universidade”, acrescentou Atalia Flôr.