Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

Curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA Caraúbas recebe nota 4 na avaliação do MEC

Ensino, Reconhecimento 12 de maio de 2025. Visualizações: 17. Última modificação: 12/05/2025 12:38:03

O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) obteve nota 4, em uma escala que vai até 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado no dia 6 de maio, reflete o compromisso da instituição com a qualidade do ensino superior.

O destaque da avaliação foi a infraestrutura do curso, que recebeu nota 4,29, evidenciando a qualidade dos laboratórios, salas de aula e demais espaços utilizados nas atividades acadêmicas. Além disso, a comissão avaliadora reconheceu positivamente a organização pedagógica do curso e a qualificação do corpo docente: mais de 90% dos professores são doutores, o que reforça a excelência na formação oferecida e o alinhamento com as exigências da ciência, da pesquisa e da inovação.

Para a coordenadora do curso, professora Kelyane Barboza de Abreu, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e contínuo: “Essa conquista é resultado de muitas mãos e do trabalho comprometido de toda a comunidade acadêmica, incluindo as gestões anteriores do curso. Temos um Campus bem estruturado e preparado para acolher nossos estudantes com qualidade”, destacou.

A chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), professora Ana Abreu Lima, também celebrou o resultado, destacando o empenho coletivo e o compromisso dos docentes. Segundo a professora Ana, a nota 4 representa uma conquista significativa e evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe docente, reforçando o compromisso do DCT com uma educação inclusiva e de qualidade, voltada para a formação de cidadãos críticos e profissionais preparados para os desafios contemporâneos.

A avaliação do MEC considerou três dimensões principais: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Ofertado desde a implantação do Campus, o curso tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais com perfil multidisciplinar e visão crítica voltada à ciência, tecnologia e inovação.