Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Caraúbas

Professor Daniel Freitas é homenageado em Sessão Solene pelos 20 anos da UFERSA

Campus Caraúbas, Eventos, Reconhecimento 30 de setembro de 2025. Visualizações: 132. Última modificação: 30/09/2025 06:48:43

O professor Daniel Freitas Freire Martins, ex-diretor do Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi um dos servidores homenageados durante a Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) em comemoração aos 20 anos de transformação da ESAM em UFERSA. O evento ocorreu no dia 11 de setembro, no Plenário Deputado Clóvis Motta, em Natal.

A solenidade, proposta e presidida pelo deputado estadual Neilton Diógenes, celebrou o legado da UFERSA no desenvolvimento educacional do semiárido e reconheceu servidores que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo de sua história.

Graduado em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Mestrado e Doutorado em Química pela UFRN, Daniel ingressou na UFERSA em 2010 como professor efetivo. De abril de 2016 a maio de 2020, esteve à frente da direção do Campus Caraúbas, período marcado por expansão acadêmica e fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o professor integra a comissão de avaliação técnico-científica da Associação Brasileira de Química. Sua atuação abrange química analítica e ambiental, quimiometria, fitorremediação, biocombustíveis e análises físico-químicas de água e solo.

“Receber esta homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, especialmente em um momento de comemoração dos 20 anos da ESAM/Ufersa, dentre tantas pessoas que contribuíram significativamente ao longo da sua história  é, para mim, motivo de muito orgulho e gratidão. Ao longo destes anos tenho tentado viver ao máximo a nossa Instituição e buscado sempre contribuir da melhor forma possível.  Mas isso não seria possível sozinho. Por isso, dedico esta homenagem a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida e deixaram suas contribuições para o meu crescimento pessoal e profissional. Muito obrigado de coração!”

A homenagem da ALRN reforça a importância do trabalho de Daniel Freitas e de todos que colaboraram para que a UFERSA continue crescendo e impactando positivamente a região do semiárido potiguar.